Em casa
Construir corretamente a caixa de gordura – que recebe a água da cozinha – e também a caixa de passagem – que recebe as águas do banheiro e do tanque. Isso evita situações futuras indesejáveis.
No banheiro
Não jogue no vaso sanitário papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, preservativos, guimbas de cigarro, fio dental ou qualquer outro objeto. Com isso, você evita entupimentos na encanação e contribui com a rede pública de esgoto.
Na cozinha
Não jogue na pia restos de alimentos, cascas de frutas e legumes, esponjas, buchas e panos usados. Utilize sempre o ralinho, e depois coloque tudo no lixo.
Na caixa de gordura
Conserve a caixa tampada e limpe-a frequentemente. Sempre que houver uma camada de gordura boiando, retire-a com a pá, coloque num saquinho e jogue no lixo. Isso evita transtornos como transbordamentos, mau cheiro, entupimentos, etc.
Na área
Mantenha os ralos do piso sempre limpos e com grade de proteção. Colete o lixo da varredura ao invés de jogá-lo nos ralos.
Na área externa da casa
Utilize as calhas da casa e tubulações para transportar as águas da chuva até a rua. De modo que ela caia nas sarjetas e seja direcionada até a boca-de-lobo mais próxima. Essas águas não devem ser lançadas na rede de esgoto, pois causam sobrecarga e, consequentemente, erosões ou retorno do esgoto para dentro de sua casa.