Em comemoração ao aniversário de 50 anos, SAAE inaugura sete obras e Capivari dá um salto de qualidade em Saneamento Básico

Compartilhe

Um marco na história do saneamento básico em Capivari será comemorado no próximo dia 22, com a cerimônia de inauguração de sete obras que levam o município a ter o que comemorar neste aniversário de 50 anos.

Sua história começou em 15 de dezembro de 1970, quando o SAAE foi criado pela lei municipal nº. 1022/70, como autarquia com personalidade jurídica, tendo autonomia econômica e administrativa. Há cinco décadas, o SAAE estuda, projeta e executa obras relativas à construção, ampliação ou remodelação dos sistemas públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O tempo passou, a cidade cresceu e o SAAE acompanhou esse crescimento investindo em infraestrutura, tecnologia, mão de obra qualificada, gestão de meio ambiente e o atendimento ao público também foi ampliado.

Obras concluídas

Concluímos sete importantes obras para o saneamento básico que possibilitaram triplicar a nossa capacidade de tratamento do esgoto e atender todas as exigências dos órgãos ambientais vigentes.

E na próxima terça-feira, dia 22, às 10h, no Plenário do Executivo, será realizada uma cerimônia fechada para convidados, e na ocasião, as seguintes obras serão inauguradas.

  • Estação de Tratamento de Esgoto do Distrito Industrial I – “Emílio Cerezer”

Curiosidade sobre a obra: Foram construídas as lagoas de aeração e sedimentação, a unidade de desinfecção, unidade de tratamento preliminar e o emissário final que receberão o esgoto coletado de todas as empresas do
Distrito Industrial. A ETE já está em funcionamento e recebe também o esgoto coletado das limpezas de fossa séptica realizadas pelo SAAE.

  • Estação de Tratamento de Esgoto Castelani – “Orlando Rodrigues”

Curiosidade sobre a obra: A estação, que estava abandonada há mais de 10 anos, hoje opera com equipe de profissionais qualificados e possui um painel operacional modernizado. O processo de tratamento é ativado em tanques de aeração, tanques de areia, reatores, decantadores e não produz odor.

  • Estação de Tratamento de Esgoto Porto Alegre – “José Maria Ribeiro”

Curiosidade sobre a obra: Com a reforma, modernização e ampliação da estação foi possível duplicar a capacidade de tratamento devido a implantação do coletor tronco de esgoto Capivari.

  • Estação de Tratamento de Lodo da ETA I – “Alcindo Gatti”

Curiosidade sobre a obra: O lodo é um subproduto do tratamento de água, gerado na ETA, formado por sólidos e imponderados químicos, constituindo uma massa de partículas orgânicas e inorgânicas, densa e viscosa. Com este sistema podemos recuperar a água empregada na lavagem fazendo com que a mesma retorne ao processo de tratamento, separando o sólido do líquido.

Com isso, o SAAE passa a atender as exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que não permite mais o lançamento direto de águas de lavagem dos filtros e decantadores nos corpos d’água da bacia do rio Capivari.

Coletores tronco de esgotos

  • Coletor Capivari

Capacidade para até: 14 mil habitantes

Atende os bairros; Padovani, Vila Bela Vista, Porto Alegre, Santa Rosa, Maria Amélia, Vila Souza, Jardim dos Poetas, Jardim Tarsila, Loteamento São José, Piazza de Roma, Residencial Santo Antônio, Morada do Sol e São Marcos e Moreto.

Curiosidade: implantação de 3.086 metros de coletor tronco de esgotos, 222 metros de linha de recalque e 61 poços de visita (PV).

  • Coletor Caraça

Capacidade para até: 10 mil habitantes

Atende os bairros; São Pedro, Ribeirão, Parque Residencial Santa Rita e Distrito Industrial Novo Tempo.

Curiosidade: O esgoto coletado será bombeado para a Estação de Tratamento de Esgoto Castelani.

  • Coletor Engenho Velho

Capacidade para até: 12 mil habitantes

Percorre os bairros; Morro Amarelo, Santo Antônio, Santa Tereza D’Avila, Engenho Velho, Jaraguá, São José, Chácaras Pagotto, Jardim Jatobá, Jardim Engenho Velho, Pitangueiras e Santa Terezinha, Morada do Sol e Porto Alegre.

Curiosidade: Este novo coletor implantado é reforço do coletor já existente que foi dimensionado devido ao crescimento da região e com visão de futuro para até 20 anos. O esgoto coletado é direcionado por gravidade para a Estação de Tratamento de Esgoto Porto Alegre. Foram implantados mais de dois mil metros de coletor de esgoto e 48 poços de visita (PV).

Mais obras

E as obras para aumentar a reservação de água tratada em Capivari continuam com a implantação de novos reservatórios e as trocas de redes de distribuição de água também favoreceram o crescimento da cidade.

Além do que já foi concluído em 2020, vários outros projetos estão em andamento, como a implantação do coletor tronco de esgoto Central, a finalização da Estação de Tratamento de Lodo da ETA II, e muito mais, tudo com previsão de término já para o primeiro semestre de 2021.

Assim é o SAAE, que nasceu, cresceu e evoluiu para levar ainda mais qualidade de vida ao nosso povo, com muita experiência, visão de futuro e investimentos, que são os pilares da nossa missão, uma empresa que há 50 anos atua na preservação do meio ambiente e que não para de crescer. E temos hoje motivos de sobra para comemorar o jubileu de ouro do SAAE.

Veja outras notícias

Edital de convocação para as provas

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Capivari – SAAE, em cumprimento às disposições constantes no Edital de Abertura de Inscrições do Concurso Público

Assepsia dos Reservatórios de Água!

Como dito anteriormente, todos os reservatórios de água da cidade de Capivari passarão por um período de assepsia, segue uma relação dos bairros que serão

Dúvidas sobre nossos serviços?

Entre em contato conosco